INÍCIO

SAUNA

TURCO

MASSAGEM

ARGILA

A ÁGUA

PLANTAS

AYURVEDA

IRIDOLOGIA

PROBLEMAS

ESTRIAS

CONSELHOS

PÁGINA PESSOAL DE PEDRO LARANJEIRASAUNA

A sauna é excelente para estimular a circulação, eliminar toxinas e produtos nocivos residuais, auxiliar o corpo perder líquidos excessivos, reduzir a obesidade e relaxar.

Esta prática teve origem na Escandinávia, durante a idade média, e combina as virtudes dos antigos banhos secos romanos com as do banho húmido russo, também chamado turco.

Consiste em permanecer algum tempo num espaço reduzido, em madeira, onde pedras aquecidas ao rubro proporcionam temperaturas que chegam aos 70 e 80 graus. Nestas condições, o corpo sua e liberta-se de líquidos excessivos e toxinas. Em seguida, lança-se água sobre as pedras, provocando vapor que humedece e tonifica a pele, estimulando a circulação. Sob esta acção do vapor, o corpo suporta temperaturas bem acima dos 100 graus.

Finalmente toma-se um banho frio, revigorante, que fortalece o sistema cardio vascular, ou mergulha-se numa piscina fria. Nos países nórdicos é habito rebolar o corpo na neve após uma sessão de sauna.

Para avaliar as virtudes desta prática, basta considerar que 30 minutos de sauna eliminam a mesma quantidade de resíduos nocivos que os rins conseguem depurar em 24 horas.

Deve fazer-se sauna sem roupa, dado que o uso de tecido junto à pele, como uma toalha à volta do corpo, impede o fluxo de transpiração, cria uma sensação desagradável e fixa na pele as toxinas que se pretende eliminar.

Os principiantes devem começar com períodos curtos (5 minutos), que depois vão aumentando, passando também dos bancos mais baixos para os mais altos, onde o calor é mais intenso.

Deve sempre tomar-se um duche tépido antes de fazer sauna, de modo a que a pele esteja limpa e os poros desimpedidos para eliminar o máximo possível de resíduos indesejáveis.

A sauna não é aconselhável durante a gravidez nem nos primeiros dias do período e só deve fazer-se duas horas após a última refeição vegetariana ou três horas depois de comer carne. Também as pessoas com hipertensão devem corrigir esse problema antes de fazer da sauna um hábito. Aconselha-se um máximo de três sessões por semana, com moderação se não se estiver de bem fisicamente.

É sabido que quem faz sauna com regularidade, raramente ou nunca tem problemas de saúde. A Finlândia, onde é prática universal, é disso um excelente exemplo, com a taxa de doenças cardíacas mais baixa do mundo.

© PEDRO LARANJEIRA


PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB