PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 3 novembro 2007

   UMA

ÁRVORE

    MISTERIOSA

Foi lá para os lados do Entroncamento... onde havia de ser?...

A proprietária de um terreno licenciado para construção, que não o visitava há tempos, foi até lá para imaginar planos futuros... e vai daí depara-se com este fenómeno:

Tinha nascido uma árvore nova bem dentro dos limites da propriedade!...

Não pertence a nenhuma espécie botânica conhecida, nem se sabe se foi semeada ou transplantada, se tem que ser regada ou se vai ter rebentos... parece ter crescido para os lados, com ramos fininhos que comunicam com outras da mesma espécie, muito acima do telhado que agora já não pode ser construído por baixo... mas o agricultor que ali a pôs nunca contactou com a dona das terras.

Portanto, a senhora descobriu quem estava por detrás daquela jardinagem toda e telefonou... para ser informada de que a árvore era um facto consumado e estava para ficar! As conversas ao telefone parecem ter viajado entre a arrogância e a ameaça, com algumas tentativas de "convencimento" de que não podia reclamar e até com a introdução de dados falsos, como ter sido obtida autorização do proprietário.

Perante esta alegação, a dona das terras foi procurar o antigo proprietário, que lhe disse que o tinham abordado com uma oferta de 20 contos em cheque pela licença para plantar a árvore, que recusou explicando que o terreno já não era dele. Não tem conhecimento de mais nada... nem ele nem ninguém que se saiba.

Portanto, os telefonemas à empresa plantadora acabaram com eles a prometer uma solução, os meses passaram e nada mais aconteceu... a não ser ter-se apurado entretanto que também a Junta de Freguesia tinha cortado cerca de 500 metros ao terreno para rasgar um caminho, sem aviso nem licença.

Quanto à árvore, lá continua: não cresce mas tem as raízes bem enterradas no solo.

A dona do terreno, essa bem que gostaria de a ver desaparecer... mas parece que este tipo de árvore não se pode transplantar com facilidade... dizem!...


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB