Não espere para estar doente, procure aprender e praticar as coisas essenciais para manter uma vida saudável.
Se possível, adopte quatro coisas como prioridades a usar eternamente: água, plantas, exercício e massagem.
Estas servem para manter uma vida saudável, mas se o corpo falhar ainda assim, informe-se e peça conselho a várias sabedorias antes de decidir o que fazer.
Exclua dos seus hábitos as coisas nocivas, mas assegure-se de que inclui neles as essenciais.
Deve comer pouca quantidade muitas vezes ao dia e não poucas refeições com muito alimento.
Pior que os excessos é ter maus hábitos regulares que obrigam o corpo a um combate permanente a agressões. Por exemplo, faz menos mal ir uma noite "para os copos" e embebedar-se que beber "só um copo de vinho" a cada refeição a vida inteira. Faz menos mal fumar um charuto de longe em longe que um maço de cigarros todos os dias. (claro que estes são maus hábitos também, independentemente da frequência, e melhor é evitá-los de todo)
Evite drogas que alterem o corpo ou a mente, quer sejam ilegais ou legais, como psicotrópicos, alucinogénios ou barbitúricos, desde a cocaína ao xanax, desde o haxixe à cerveja, desde o ecstasy ao cigarro.
Faça exercício físico e actividades de ar livre, nem que seja ir passear o cão ou tomar banho à praia.
Beba água em abundância.
Tome banho regularmente e não abuse de cosméticos cujo fabrico ou composição desconheça.
Evite roupa apertada e calçado desconfortável. Nunca durma com roupa interior ou elásticos justos.
Faça sexo, o mais possível. A sua actividade física mais importante, aquém de defender a vida perante o perigo, é a sexual. A nossa condição biológica dá-nos estas características naturais e por esta ordem: instinto de conservação, instinto de reprodução - isto é comum a toda a definiçao de vida, portanto respeite a sua natureza sexual e recorde sempre que quanto mais regular e activa for a sua vida sexual tanto melhor será a sua saúde.
Finalmente, reserve tempo para si e para algum prazer. Dedique aos seus problemas emocionais o mesmo respeito que dedica aos físicos. O corpo e a mente não são independentes, existem em conjunto e um não é saudável sem o outro.