INÍCIO

SAUNA

TURCO

MASSAGEM

ARGILA

A ÁGUA

PLANTAS

AYURVEDA

IRIDOLOGIA

PROBLEMAS

ESTRIAS

CONSELHOS

PÁGINA PESSOAL DE PEDRO LARANJEIRAAYURVEDA

A ciência ayurvédica é uma das mais antigas e respeitadas formas de medicina, com três mil anos de história.

A palavra deriva dos termos "ayur" e "veda", em sânscrito, e significa "conhecimento da vida". Constitui um dos quatro "Vedas" (textos sagrados do conhecimento) da tradição hindu.

O Ayurveda é considerado, mesmo no ocidente, como um dos mais completos sistemas de saúde concebidos pelo conhecimento humano. Esta forma de medicina considera o ser humano no seu todo, como uma entidade física, psíquica e espiritual, procurando o equlíbrio do conjunto para que exista saúde. A doença não é tratada como um fenómeno isolado, mas antes procurado o desiquilíbrio que lhe deu origem, cuja correcção constitui a cura essencial.

De natureza predominantemente preventiva, tem um carácter profiláctico que toma em consideração todas as circunstâncias da vida da pessoa, incluindo a sua alimentação, exercício, vida sexual, ambiente familiar e profissional, passatempos, hábitos pessoais, religião, objectivos futuros e experiência passada.

Existe grande interacção entre o médico e o paciente, tanto quando este goza de boa saúde como quando está enfermo.

Algumas práticas recentes da medicina eram já comuns entre os ayurvedas há milhares de anos, como a cirurgia, a anestesia por inalação e a dieta. A cirurgia, porém, só era utilizada para extrair um orgão doente quando este inviabilizava o funcionamento global do sistema - usava-se essencialmente em feridas de guerra ou para obter resultados estéticos.

Para recuperar o equlíbrio e a saúde, são utilizados variadíssimos métodos, desde cirurgia a medicamentos à base de plantas e suplementos minerais, de que existem perto de nove mil variedades.

A medicina ayurvédica baseia-se no conceito de que todas as coisas no universo são reguladas por três forças, ou "doshas": "Vata" (ar, vento, éter), "Kapha" (terra, água, lua) e "Pitta" (fogo, Sol).

O equilíbrio destas destas três forças no ser humano representa a saúde. Vata controla todas as funções aéreas e o sistema nervoso central, Kapha os líquidos dos tecidos, a circulação, as secreções e o crescimento das células, Pitta a energia, a digestão e todos os processos bioquímicos.

Estas forças (doshas) co-existem em duas formas: "Purusha" (matéria) e "Prakriti" (essência).

Aplicadas ao ser humano, estas formas representam a vida física (Purusha) e a psíquica ou anímica (Prakriti).

Tanto a forma Purusha como a Prakriti devem ter as três doshas em perfeito equilíbrio, nenhuma devendo ser mais forte ou mais fraca que as outras. Do desajuste destas forças surge a doença e é a medida desse desajuste que o médico ayurveda deve procurar, para corrigir o desiquilíbrio e assim recuperar a saúde.

A terapêutica ayurvédica utiliza essencialmente três tipos de intervenção: medicamentosa, através de produtos vegetais ou minerais preparados especialmente para cada caso, dietética, pela elaboração de regras alimentares que se adaptem à disfunção que é preciso corrigir e prática, por intervenção directa do terapeuta, para tratamentos físicos como aplicação de óleos, banhos de vapor, clisteres, cirurgia, tracção, exercícios respiratórios e, sobretudo, massagem.

© PEDRO LARANJEIRA


PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB