PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 14 março 2009

FUTEBOL

GUIA PARA TREINADORES DE BANCADA

Livro polémico de um Treinador português

José Ferraz escreve sobre Formação e Treino mas chama os bois pelos nomes e põe o dedo nas feridas do Desporto.

Com quinze obras sobre o lado mais nobre do Futebol - o da Formação - José Ferraz é o Treinador com maior volume de trabalho publicado sobre o Desporto que cativa os portugueses, desde livros a guias de orientação e treino em DVD e CDs interactivos.

Fez um percurso internacional, que passou pela Holanda, esteve em África, treinou em Angola e chegou a ser Seleccionador Nacional de S. Tomé e Príncipe. É, porém, um homem que não cala nunca o que sabe e os princípios em que acredita...

Curiosamente, e, Portugal não tem trabalho! Porque será?...

Segundo as suas próprias palavras, "Há quarenta lugares significativos para treinar equipas de bom nível… mas ninguém lá entra! É um círculo fechado!"

Profundo conhecedor do "deporto-rei" e dos meandros secretos dos seus corredores mais obscuros, José Ferraz deu agora à estampa mais um livro, "Guia para Treinadores de Bancada", uma obra polémica, destinada ao público em geral, mas particularmente aos milhares de "Treinadores de Bancada", com o intuito de demonstrar que os resultados desportivos, ao contrário de se subordinarem a forças sobrenaturais, dependem de um trabalho previamente planeado e estruturado, de que o treinador é a chave contínua e o garante de uma coesão conjuntural que conduza aos objectivos traçados.

O autor é um técnico com o mais alto nível de formação que se pode atingir em Futebol, uma carreira internacional notável ao longo de muitos anos de aprendizagem e ensino, já com profusa obra publicada sobre o tema. O livro é prefaciado por Francisco Andrade, Rui Quinta e João Montenegro, ex-Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

O desassombro e rigor com que José Ferraz enuncia os pressupostos que determinam o desenrolar e o desfecho da competição, comparados e comentados em todas as versões de que a opinião pública usa e abusa, incluindo o oposto dos seus extremos, constituem a primeira metade do livro e lançam uma nova luz sobre os horizontes que o habitual fã de futebol desconhece.

A segunda metade da obra completa o quadro, com um riquíssimo caderno de enunciados científicos e suas normas de concretização, como princípios que devem estar na base da preparação de qualquer equipa para o confronto em estádio, incluindo as formas de trabalho em micro-ciclos semanais dos seis mais conceituados treinadores portugueses.

É um livro que reduz a uma linguagem perceptível para o leigo o que de mais científico existe no planeamento e execução técnica do trabalho de um Treinador de Futebol.

Com 88 páginas, 38 ilustrações e um preço ao alcance de todas as bolsas, promete uma forte penetração no vasto número de interessados neste tema.

Já com apresentações públicas no Norte do País (Barcelos e Espinho), a obra estará disponível em breve nas livrarias, a nível nacional. Entretanto, José Ferraz tem sido frequentemente solicitado para participação e testemunhos em programas de televisão, entrevistas na imprensa e palestras sobre o tema a que dedicou a sua vida.


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB