PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 3 março 2009

A PORTUGALIDADE DE

CRISTÓVÃO COLON

Conferência na Academia da Força Aérea

Organização da Associação Cristóvão Colon

Base Aérea de Sintra

18 de março, 17:00 horas

Ao longo de duas horas, decorre na Academia da Força Aérea uma Conferência organizada sob a égide da Associação Cristóvão Colon, em que serão actualizadas as últimas informações sobre a verdade histórica do descobridor da América.

A sessão terá início com uma apresentação da Associação Cristóvão Colon pelo Major Aurélio Almeida, após o que o Tenente Coronel Carlos Neves fará uma introdução ao tema e apresentará a metodologia dos trabalhos.

Está prevista a participação de sete oradores, que vão abordar os seguintes temas:

* Perspectiva geral sobre a deturpação da História que permitiu a aceitação da tese italiana, e sua confrontação com os factos (Pedro Laranjeira, jornalista e autor do livro "O Alentejano que descobriu a América", já traduzido para inglês e espanhol)

* Visão geo-estratégica do problema enfrentado por D. João II perante o crescente poderio de Castela, e como o poderia solucionar (Brandão Ferreira, Tenente Coronel, Piloto-Aviador, cronista e escritor)

* Evidências sobre a Portugalidade de Cristóvão Colon (Abel Cardoso, em representação de Roiz do Quental)

* Quem poderia personificar uma solução para D. João II - A ligação de Cristóvão Colon à Ordem de Cristo e o papel da Ordem na sociedade e na expansão portuguesas. O símbolo da Ordem, que foi adoptado pela Força Aérea (Paulo Loução, historiador e investigador)

* Conjunto de novos dados e indícios sobre a naturalidade de Cristóvão Colon (Carlos Calado, investigador e Presidente da Associação Cristóvão Colon)

A estes, juntam-se por televideo, a partir dos Estados Unidos, dois escitores que têm dedicado grande parte das suas vidas ao estudo e divulgação da portugalidade do navegador:

* Manuel Rosa, autor de "O Mistério Colombo Revelado", com uma nova edição revista e actualizada a sair nos primeiros meses do ano em português e espanhol, que fará a refutação dos detractores da tese portuguesa.

* Manuel Luciano da Silva, autor de "Cristóvão Colon era Português", agora com a sua edição em língua inglesa já publicada, que fará uma panorâmica geral da situação.

Segue-se um debate, com participação da assistência, em que os intervenientes estarão disponíveis para responder a perguntas e esclarecer dúvidas.


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB