Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cuba e do Presidente da Associação Cristóvão Colon, integrando um painel de ilustres conferencistas, investigadores e convidados oriundos do todo o país, o tema histórico da nacionalidade e origens do descobridor da América vai ter palco de debate numa Conferência aberta ao público durante a tarde do próximo Sábado, 11 de outubro, na Biblioteca Municipal de Espinho.
Antes do encerramento dos trabalhos, o painel de oradores submeter-se-á a questões postas pela assistência, responderá a perguntas e esclarecerá dúvidas.
O tema da nacionalidade do descobridor da América está na ordem do dia e chegou à opinião pública, depois da descoberta de inúmeros documentos que provam já que o navegador não nasceu em Génova, ao contrário do que se tem acreditado, e apontam para a sua origem como um nobre português, nascido na vila de Cuba, no Alentejo.
A comunidade científica tradicional acusa algum desconforto, numa obscura atitude de conservadorismo das mentiras aceites até hoje, como se isso as transformasse em verdade, e mostra-se renitente em se debruçar sobre as novas evidências, que produziram já mais de duas dezenas de livros sobre o assunto e chegaram mesmo a inspirar o cineasta Manoel de Oliveira a realizar um filme sobre o tema.
A Câmara Municipal de Espinho quis contribuir para a discussão que se avizinha como uma necessidade histórica e promove uma Conferência subordinada ao tema "Colombo Português", na sua Biblioteca.
Em simultâneo com uma Exposição bibliográfica e documental sobre o Almirante das Índias, no mesmo local, e antes do lançamento do último livro sobre o tema, a Conferência conta com as participações pessoais de várias entidades relacionadas com o tema e com comunicações por vídeo e multimédia oriundas de vários pontos do mundo.
Serão Conferencistas, entre outros,
A Conferência decorre no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, na Biblioteca Municipal de Espinho (junto ao Casino) e terá como moderador o jornalista Pedro Laranjeira, director da Revista Perspectiva e autor do livro "O Alentejano que descobriu a América", a mais recente obra sobre o tema, cujo lançamento oficial das edições em português e espanhol terá lugar após a Conferência, no mesmo local, pelas 21:30 horas.
Os eventos são abertos ao público e ficam convidadas todas as pessoas que queiram assistir
|
PESQUISA NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB br>
|
|