PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 14 agosto 2008

Colombo Português

  Manuel Luciano da Silva coloca mais uma peça no puzzle

Sempre atento, Manuel Luciano da Silva trouxe agora à luz da opinião pública mais um elemento que enriquece o volumoso conjunto de evidências a apontar para a nacionalidade portuguesa do descobridor da América.

É mais uma peça a encaixar perfeitamente num puzzle em que tudo bate certo e que fará reconsiderar a redacção da história.

Como muitas das grandes descobertas, também esta foi feita por um amador, no caso a Professora Raquel Costa, interessada pelo assunto após uma visita à Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, em Cavião, onde ficou suficientemente motivada para ir, na semana seguinte, assistir à Conferência Internacional que decorreu na Vila de Cuba a 24 de maio de 2008.

Enquanto por aquelas paragens alentejanas, Raquel Costa e o Capitão Andrew Preece, um lobo do mar britânico com quem se preparava para velejar de Aveiro ao Brasil (fora essa a razão da visita à Biblioteca-Museu, para estudo da extensa cartografia marítima que ali existe), decidiram visitar alguns locais relacionados com navegadores portugueses.

Foi assim que encontraram a igrejinha de Nossa Senhora da Visitação (ou Nossa Senhora do Outeiro) numa pequena aldeia a menos de 15 quilómetros de Cuba, chamada Albergaria dos Fusos.

Aí, fizeram um achado histórico cuja relevância é de significado gritante:

À entrada do alpendre, sob arco do portal, está uma pedra tumular onde poder ler-se, claramente gravado, o nome ZARCO.

Ora pensemos: se D. Fernando, Duque de Beja, tendo engravidado Isabel Gonçalves Zarco, a mandou afastar-se o suficiente do seu burgo para ter discretamente a criança (daí o nascimento de Colombo em Cuba), não se torna agora evidente que, ao mesmo tempo, a terá dirigido para uma região onde ela teria família?...

O túmulo, cronologicamente conjugado com tudo isto, de uma forma que faz sentido, assim o parece indicar.

A Igreja remonta ao Século XV e pertenceu ao Convento de Santa Clara de Beja, terra de D. Fernando. Este Convento, por seu turno, deu origem ao Convento de Santa Clara no Funchal, Ilha da Madeira, fundado por João Gonçalves Zarco, pai da mãe de Colombo, portanto seu avô.

Não serão demasiadas coincidências?...

Aqui fica, pois, mais uma descoberta devida a amadores, no caso o Capitão Preece e a professora Raquel Costa, esta a quem se deve também a correspondente documentação.

Ao Dr. Manuel Luciano da Silva, o que não admira para quem o conhece, fica a História em dívida por mais esta atenção aos factos que vão surgindo e se revestem de importância suficiente para serem investigados com seriedade, bem como pela pronta divulgação que deles fez, partilhando o conhecimento da descoberta através do seu site, onde pode ler-se toda a história, em www.dightonrock.com.

Isto sucedeu poucos dias antes da segunda edição do meu livro "O Alentejano que descobriu a América", pelo que ainda fui a tempo de incluir nele uma referência ao assunto.

Como português, pela permanente necessidade de pesquisa da história do meu povo, e como jornalista, pela permanente necessidade de divulgação dos factos, aqui fica o meu agradecimento ao Dr.Manuel Luciano da Silva por mais um contributo, a que, estou certo, muitos outros se seguirão.

Pedro Laranjeira

fotos da Professora Raquel Costa  
ARTIGOS RELACIONADOS

ALENTEJO, O CENTRO DO MUNDO, por Manuel Luciano da Silva

MANUEL LUCIANO DA SILVA, "Cristóvão Colombo era Português"

Lançamento do livro "O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA"


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB