 | PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA |  |
5 julho 2008 |
FUNCHAL
500 Anos de História
|
|
A Madeira e a Lua. Uma exuberante de beleza, humana e acessível. A outra, árida, deserta e distante.
Que têm em comum?... Um significado histórico: A Lua foi o primeiro destino dos exploradores humanos fora do planeta, a Madeira foi o primeiro destino dos exploradores europeus fora do continente.
Foi a primeiro lugar colonizado no dealbar das Descobertas.
Ali chegou João Gonçalves Zarco, que tudo indica ter sido avô de Cristóvão Colombo, em 1419, depois de ter descoberto Porto Santo um ano antes.
Aportou a um pequeno ilhéu que viria chamar-se Diogo e onde seria construída a primeira residência fora da Europa, que ainda existe, o Forte de S. José, também conhecido como Forte da Pontinha, lugar perpetuado na História por outro facto, este mais bizarro: foi ali que se executou a última pena de morte em território português, durante a ocupação inglesa, quando o exército do General Beresford lá enforcou um dos seus soldados.
Desse sítio nasceu o Funchal, que viria a tornar-se um dos mais importantes entrepostos das rotas marítimas dos europeus. Dali partiram produtos, culturas e hábitos mercantis para destinos como as Canárias, Açores, Cabo Verde e Brasil.
Em agosto de 1508 ganhou foro de cidade, há 500 anos, que agora se comemoram com uma panóplia infindável de eventos que colocam a pérola do Atlântico nos olhares do mundo.
Foi num desses eventos que encontrei o presidente da autarquia, Miguel Albuquerque, a quem perguntei quais os momentos altos das comemorações...
Miguel Albuquerque - Momento alto foi a presença do Presidente da República que veio expressamente a uma sessão solene dos 500 anos, em abril. Muitos foram os eventos culturais que temos tido, grande parte ligados às escolas. Penso que é muito importante a participação da população jovem.
Temos um programa que vai culminar com os "Tall Ships" aqui no Funchal, em outubro, muitos eventos desportivos e também culturais - tivemos cá há pouco o Gilberto Gil, num concerto, tem corrido muito bem.
PL - O seu comentário ao Festival de Jazz…
MA - Acho que o Festival tem resultado, esta é a 9ª edição, tem uma grande afluência de público,penso mesmo que é Festival em Portugal com mais público neste momento. Temos tentado também que crie raízes e desenvolva o Jazz na Madeira. Tivemos uma escola a funcionar aqui e no Funchal, temos uma a funcionar na Academia das Artes e temos já músicos destacados na cena jazzística nacional, como é o caso da Joana Machado e da Angelina.
O Jazz é uma música de matriz popular, ao contrário do que muitas vezes se diz e está demonstrado pela adesão do público que é uma música popular.
O que é fundamental é diversificar a oferta, ou seja, não termos um jazz muito hermético. O nosso programa foi muito diversificado, com música latina, anglo-saxónica e diversas tendências do jazz. ivemos aqui, por exemplo, o Chano Dominguez, há uns anos atrás, que como sabe já é um pianista de primeira classe no jazz internacional, e que naquela altura anda era desconhecido.
|
Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara do Funchal
|
PL - Mas a aposta do Funchal na música não é só Jazz, aliás disso é exemplo o Conservatório...
MA - Temos educação musical nas escolas, que está a dar excelentes resultados, é um trabalho feito a médio e longo prazo: formação e criação de gosto musical, como também nas artes em geral. É uma aposta na cultura, mas não na falsa cultura...
|
PL - O que é que isso quer dizer?...
MA - Estes eventos culturais estão ligados à formação. O desenvolvimento das pessoas não passa apenas por adquirir bens materiais. Passa pela educação, pela formação cultural, e isso é um trabalho que não é imediatista nem pode ser feito de improviso, mas que tem de ser feito a médio e longo prazo. É isso que tentamos fazer.
PL - Toda esta festa que tem estado a acontecer vai esgotar-se com as comemorações dos 500 anos?
MA - Não, todos os anos temos um leque diversificado de oferta cultural e penso que vai continuar a correr muito bem.
PL - Por último, faça-me um retrato do futuro da sua cidade …
MA - A minha ideia é que o Funchal se afirme como uma cidade cosmopolita e ao mesmo tempo ofereça qualidade de vida a quem nos visita e a quem vive cá!
|
PESQUISA NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB br>
|
|