PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 22 maio 2008

NOVO LIVRO SOBRE CRISTÓVÃO COLOMBO

trabalho jornalístico de Pedro Laranjeira

com apresentação pública em Cuba, Alentejo

e edição até ao fim do ano em 7 línguas

RESUMO HISTÓRICO DOS FACTOS DESCOBERTOS POR

INVESTIGADORES PORTUGUESES NOS ÚLTIMOS 80 ANOS

Lançamento em 24 de maio, Sábado, às 15:00 horas

Muitos livros têm sido escritos sobre a documentação que sustenta que o descobridor da América é português, nascido em Cuba, no Alentejo, com o nome de Salvador Fernandes Zarco.

O assunto levantou já uma extensa polémica entre os defensores da tese genovesa, que tudo indica basear-se essencialmente num "Testamento" toscamente falsificado, e as últimas descobertas de investigadores como Mascarenhas Barreto, Roiz do Quental, Manuel Rosa e Manuel Luciano da Silva, entre outros. José Rodrigues dos Santos inspirou-se no tema e escreveu "O Codex 632", a caminho dos 200.000 exemplares vendidos, traduzido em várias línguas e com direitos adquiridos por Hollywood. Manoel de Oliveira fez um filme intitulado "Cristóvão Colombo, o Enigma", sobre a vida e obra de Manuel Luciano da Silva, premiado na Bienal de Veneza com o "Bisato d'Oro". A comunidade científica reage entre a vontade conservadora de manter as teses que dão Colombo como italiano e o estudo dos novos factos que o afirmam português.

O prestígio do mais antigo cineasta do mundo e uma mediatização promovida pela revista Perspectiva, com uma edição especial sobre o tema, a que dedicou também a sua oitava edição, bem como a visibilidade que Fernanda Freitas conferiu ao assunto ao promover um debate televisivo de uma hora e meia sobre a nacionalidade do Almirante, trouxeram a discussão à luz da opinião pública e atribuíram-lhe o ónus de um grande tema em aberto.

Este novo livro é uma compilação das descobertas feitas por investigadores que dedicaram grande parte das suas vidas ao assunto e pretende condensar em poucas páginas, de uma forma acessível ao público em geral e aos estudantes interessados, um conhecimento que de forma mais profunda requer o estudo de obras especializadas, com quatrocentas páginas ou mais.

A obra inclui depoimentos de Manuel Luciano da Silva, Manoel de Oliveira, Carlos Calado, recém-eleito Presidente da nova Associação Cristóvão Colon e dinamizador do Núcleo dos Amigos da Cuba e Francisco Orelha, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, que em 2006 inaugurou na sua autarquia uma estátua dedicada ao navegador, numa praça pública que tomou o seu nome.

O livro será publicado em 7 línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês, holandês e alemão, em edições a sair até ao fim do ano.

Este trabalho não pretende provar seja o que for, mas trazer à luz da opinião pública todos os factos conhecidos e promover a discussão científica, por forma a que o património histórico que legamos às gerações futuras seja, não o que se tornou habitual, não o que por conveniência alguns preferem, mas, claramente, indubitavelmente, a VERDADE!

ARTIGOS RELACIONADOS

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM CUBA

O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA

MANUEL LUCIANO DA SILVA, "Cristóvão Colombo era Português"

FRANCISCO ORELHA, Câmara Municipal de Cuba

CARLOS CALADO, Núcleo de Amigos da Cuba

MANOEL DE OLIVEIRA, o filme "Cristóvão Colombo, o Enigma"

ALENTEJO, O CENTRO DO MUNDO, por Manuel Luciano da Silva

A PERSPECTIVA E A DESCOBERTA DA AMÉRICA"

OBRAS PUBLICADAS S0BRE O TEMA

CUBA - OS DESCOBRIMENTOS EM DEBATE

ASSOCIAÇÃO CRISTÓVÃO COLON

OUTRA IMPRENSA

GLOBAL, 7 de janeiro de 2008

RTP e RTPN, 6 de janeiro de 2008

RTP 2 - Sociedade Civil, debate em 22 de janeiro de 2008

OUTROS LINKS

Núcleo de Amigos da Cuba

Câmara Municipal de Cuba

Associação Dr. Manuel Luciano da Silva

Colombo revelado, Manuel da Silva Rosa


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB