| PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA | |
8 maio 2008 |
|
A IMPORTÂNCIA DA CUBA ALENTEJANA NA HISTÓRIA UNIVERSAL
CRISTÓVÃO COLON,
PORTUGAL E OS
DESCOBRIMENTOS
CONFERÊNCIA EM CUBA, NO ALENTEJO
24 de maio, Sábado, às 15:00 horas
Tema quente, a portugalidade do descobridor da América chegou ao quotidiano das pessoas e despertou o interesse dos historiadores.
Foi inspiração de Manoel de Oliveira para tema do seu último filme, fez notícias, reportagens, polémicas, debates e até já os concursos televisivos dão como certa à pergunta "Qual a nacionalidade de Cristóvão Colombo?" a resposta "Português".
As enciclopédias, porém, tal como os livros de História e o ensino académico, continuam a deixar-se enredar no logro de falsificações e mentiras com cinco séculos de idade, que tentam mascarar de tecelão genovês iletrado e plebeu um nobre lusitano, culto, pioneiro e Almirante.
Chegou a hora do tira-teimas. Chegou a hora de trazer a público "toda a verdade"!
Vai acontecer na vila alentejana que viu nascer Cristóvão Colon (sim, porque "Colombo" ele nunca se chamou e isso ficará provado), precisamente quatro dias depois da passagem de 502 anos sobre a morte do navegador. Cuba vai ser palco de História, durante um sábado que nunca será esquecido: 24 de maio, a partir das três da tarde.
Mais de meio século de estudos e um punhado de portugueses dedicados fizeram um percurso de investigação que vai ter o seu zénite naquele dia e naquele lugar.
Alguns, notáveis, escreveram sobre o tema, e vão estar lá para prestar ao vivo o testemunho de tudo quanto estudaram, aprenderam e publicaram.
É o caso de Mascarenhas Barreto ("O Português Cristóvão Colombo - Agente Secreto de El Rei D. João II" e "Colombo Português: Provas Documentais") e de Roiz do Quental (representado por Abel Cardoso - "Cristovam Colom - Cristóbal Colon, esse (des)conhecido"). Também, se a sua sobrecarregada agenda não impedir, o escritor e jornalista José Rodrigues dos Santos, que fascinou o mundo com o seu "Codex 632", traduzido já em várias línguas e com direitos vendidos para Hollywood e ainda Margarida Pedrosa ("A Paixão de Colombo") e Julieta Marques ("Cristovão Colom, um filho de D. Fernando Duque de Beja").
|
Vindos dos Estados Unidos, onde vivem há muitos anos, estarão em Cuba os últimos autores a publicar grandes obras sobre o tema: Manuel da Silva Rosa ("O Mistério Colombo Revelado") e Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva ("Cristóvão Colon (Colombo) era Português"), cuja vida e obra é tema do filme de Manoel de Oliveira.
Estes autores e alguns os seus livros estarão no Centro Cultural de Cuba, a partir das 3 da tarde, para durante uma hora conviveram com o público e falarem com a comunicação social.
Às 16:00 horas, o Presidente da Câmara de Cuba, Francisco Orelha, abrirá a Conferência, cujos conteúdos serão explicados numa introdução a cargo de um dos mais dinâmicos promotores deste tema, Carlos Calado, do Núcleo dos Amigos da Cuba.
Serão então apresentadas palestras temáticas pelos autores e investigadores presentes, que incluem aspectos históricos nunca abordados anteriormente.
Será projectada uma apresentação enviada pelo Professor José António Llorente da Universidade de Granada sobre a mais vanguardista vertente científica do assunto: os resultados e conclusões de análises comparativas de ADN efectuadas em Espanha.
Segue-se um debate moderado pelo jornalista Pedro Laranjeira, com a participação dos autores, de estudiosos convidados, da comunicação social e do público.
Entre os convidados, espera-se a Presidente da Academia Portuguesa de História e o Director Regional da Cultura, José do Nascimento. Estão confirmadas as presenças de Brandão Ferreira, Henrique Zarco, João Moniz, Paulo Alexandre Loução, Abel Lacerda Botelho e Fernanda Frazão.
Espera-se extensa cobertura mediática, mas, acima de tudo, espera-se que este dia contribua para o virar de uma página que corrija as muitas que estão erradas nos livros da HISTÓRIA.
ARTIGOS RELACIONADOS
NOVO LIVRO SOBRE CRISTÓVÃO COLON
ASSOCIAÇÃO CRISTÓVÃO COLON
O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA
MANUEL LUCIANO DA SILVA, "Cristóvão Colombo era Português"
FRANCISCO ORELHA, Câmara Municipal de Cuba
CARLOS CALADO, Núcleo de Amigos da Cuba
MANOEL DE OLIVEIRA, o filme "Cristóvão Colombo, o Enigma"
ALENTEJO, O CENTRO DO MUNDO, por Manuel Luciano da Silva
A PERSPECTIVA E A DESCOBERTA DA AMÉRICA"
OBRAS PUBLICADAS S0BRE O TEMA
CUBA - OS DESCOBRIMENTOS EM DEBATE
OUTRA IMPRENSA
GLOBAL, 7 de janeiro de 2008
RTP e RTPN, 6 de janeiro de 2008
RTP 2 - Sociedade Civil, debate em 22 de janeiro de 2008
OUTROS LINKS
Núcleo de Amigos da Cuba
Câmara Municipal de Cuba
Associação Dr. Manuel Luciano da Silva
Colombo revelado, Manuel da Silva Rosa
PESQUISA NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB br>
|
|