PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 5 abril 2008

7ª ARTE

 UM MÊS DE FANTASIA

Em intervalo de Harry Potter, a fantasia invade as salas. Longe vão os tempos da "Dama e o Vagabundo", mas a indústria não desarma e vai de Shrek a Patinho Feio, de Rei Leão a Horton, de Nemo a Winx.

Há fantasia para adultos e fantasia para crianças, mas o género conquista um público cada vez mais jovem, com uma exigência moderna de qualidade que leva a curiosas misturas de animação e imagem real - foi Mary Poppins que deu um pontapé de saída muito à frente do seu tempo, talvez só igualado 24 anos depois por Roger Rabbit.

A era digital, porém, trouxe uma realidade nova: aquilo que só a animação podia mostrar há algumas décadas, é agora reproduzível em imagem real e efeitos de computador. O cinema ganhou novo fôlego, num campo cujo futuro está ainda a começar.

AS CRÓNICAS DE SPIDERWICK

É uma fantasia com humanos e duendes, monstros e criaturas etéreas.

Com influência "potteriana" (até há um "Troll"), não é uma imitação barata, pelo contrário, está feito com minucioso cuidado - e não há feiticeiros, só pessoas comuns, embora com acesso a um "livro de instruções".

Conta a história de uma família subitamente rodeada por um mundo que as crianças aceitam de imediato e de que os adultos descrêem… como é hábito.

Tratando-se de uma fantasia, não podem ser-lhes apontados erros de lógica, pelo que deve ser bebido como uma hora e picos longe dos pensamentos diários de stress e problemas.

Genial é o sítio do filme na internet, merece uma visita.

O que não a tem merecido como se esperava são as salas onde corre… na sessão a que assisti estavam oito pessoas.

Talvez por aí se perceba que, por muito tecnicamente bom que seja um filme, não pode ser "mais do mesmo", o que também é verdade em relação às "Crónicas".

Mas vê-se bem. Seguindo a tradição ancestral das histórias infantis (o Capuchinho Vermelho e a Branca de Neve são bons exemplos), também esta é uma história de terror… que acaba bem.

10.000 AC

Roland Emmerich (realizador) deve ter tido um azar na vida ou então não há futebol lá para os sítios dele (o António-Pedro Vasconcelos prefere ganhar a vida como comentador desportivo do que ter de fazer maus filmes).

Depois do "Independence Day" e do filme magnífico que é "O dia depois de amanhã", Emmerich caiu numa mixórdia pseudo-histórica confuso-fantasista plantada lá para os fins de uma era glacial sem credibilidade geológico-cinematográfica em que mistura civilizações, povos, bichos e costumes que nunca poderiam ter-se encontrado.

É outra fantasia, mas esta protagonizada por uma tribo "rastafárica" em luta com nómadas caçadores de escravos.

A protagonista (Camilla Belle) é luso-descendente e até deu uma entrevista em

português à televisão, mas não será com este filme que vai chegar ao estrelato - é pena, porque é quem melhor se porta no meio daquela trapalhada toda, incluindo os colegas, o realizador e o argumentista.

Oh, passa-se uma hora agradável, porque aquilo é tudo muito bonito, mas no fim, por mais que se esprema deita um suminho de nada e com um travo a decepção.

NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD

Já percebi porque é que a Vodafone fez bandeira com o filme: aquilo é mesmo Yorn!

É assim uma espécie de King-Kong século XXI, um monstrusão que dizima Manhattan enquanto vai parindo aracnídeos geneticamente inimiscuíveis com o bicho que lhes dá origem.

Tudo é filmado por um rapazinho que não deixa de gravar nem mesmo quando está a um segundo e meio da morte, com uma "handycam" a que nunca acaba a bateria e que nenhum cataclismo danifica.

Como convém para dar a ilusão, a imagem é instável o filme todo, com saltos e desconfortos visuais que ao invés de "realidade" transmitem "incomodidade".

Como os "reality shows" estão na moda, alguém quis fazer um "reality movie". Nada de novo, as sequências não são credíveis, os personagens seguem padrões de comportamento que não passam pela cabeça de ninguém, as cenas dramáticas são sempre resolvidas com milagres fabricados pelo argumentista, que é mais fértil a criar improváveis que o monstro a parir filhotes.

É um jogo de computador em ecrã gigante, para um target etário muito bem definido: ah, isso sim, há uma geração de consumidores para este tipo de entretenimento e não fiquei nada surpreendido por não haver na sala uma única pessoa que aparentasse ter mais de 24 anos… palavra de Yorn!

VEJA AQUI O TRAILER DE "NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD"

VEJA AQUI O TRAILER DE "10.000 AC"

ESTREIAS EM ABRIL DE 2008

3 DE ABRIL

"CORAÇÕES" (Coeurs), drama/romance, de Alain Resnais, com Sabine Azéma, Isabelle Carré, Laura Morante, Pierre Arditi, André Dussollier, Claude Rich, Lambert Wilson.

"PONTO DE MIRA" (Vantage Point), drama/thriller, de Pete Travis, com Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Sigourney Weaver, William Hurt, Bruce McGill.

"A TALE OF TWO SISTERS", terror, de Charles Guard e Thomas Guard, com Elizabeth Banks, David Stratham e Arielle Kebbel.

"RESERVATION ROAD", drama, de Terry George, com Joaquin Phoenix, Jennifer Connely e Mark Ruffalo.

"U2 3D", documentário musical, de Catherine Owens e Mark Pellington, com Bono, Adam Clayton, Larry Mullen Jr e The Edge.

10 DE ABRIL

"SHINE A LIGHT", documentário musical, de Martin Scorsese e Albert Maysles, com Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Ron Wood e The Rolling Stones.

"BIG STAN", comédia, de Rob Schneider, com Rob Schneider, Brandon Molale e David Carradine.

"RUN FAT BOY RUN", comédia, de David Schwimmer, com Simon Pegg, Hank Azaria e Thandie Newton.

"INDETECTÁVEL" (Untraceable), thriller, de Gregory Hoblit, com Diane Lane, Billy Burke e Colin Hanks.

"LARS AND THE REAL GIRL", comédia, de Craig Gillespie, com Ryan Gosling, Emily Mortimer e Paul Schneider.

"[REC]", terror, de Jaume Balagueró e Paco Plaza, com Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Cabonell e Claudia Font.

17 DE ABRIL

"DONKEY XOTE", animação, de Jose Pozo, com vozes de Jose Luis Gil, Andreu Buenafuente e David Fernández.

"O AMOR E A VIDA REAL" (Dan In Real Life), comédia, de Peter Hedges, com Steve Carell, Juliette Binoche e Dane Cook.

"LIVE", drama/comédia, de Bill Guttentag, com Eva Mendes, David Kruholtz, Rob Brown, Eric Lively e Katie Cassidy.

24 DE ABRIL

"BLADE RUNNER - PERIGO IMINENTE" - ESPECIAL 25 ANOS - VERSÃO DEFINITIVA. Ficção, de Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer e Sean Young.

"NÓS CONTROLAMOS A NOITE" (We own the night), drama/thriller/crime, de James Gray, com Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Mark Wahlberg, Robert Duvall, Alex Veadov e Dominic Colon.

"TUDO O QUE PERDEMOS" (Things we lost in the fire), drama, de Sussane Bier, com Benicio del Toro, Halle Berry e David Duchovny.

"DOOMSDAY", acção, de Neil Marshall, com Bob Hoskins, Myanna Buring e Barry Cameron.

"27 DRESSES", comédia, de Anne Fletcher, com Katherine Heigl e Brian Kerwin.

"NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS 3D", comédia/romance/suspense/animação, de Henry Selick, argumento de Tim Burton, com Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey e Glenn Shadix.

1 DE MAIO

"O HOMEM DE FERRO" (Iron Man), acção, de Jon Favreau, com Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson.

"PATHOLOGY", drama/thriller, de Marc Schoelermann, com Milo Ventimiglia, Lauren Lee Smith, Johnny Whitworth, Alissa Milano e Keir O'Donnell.

"O SABOR DO AMOR" (v), drama, de Wong Kar Wai, cm Jude Law, Norah Jones, Natalie Portman, Rachel Weisz e Tim Roth.

"BATTLE IN SEATLE", drama, de Stuart Townsend, com Charlize Theron, Woody Harrelson, Ray Liotta e Channing Tatum.

ANTEVISÃO

22 DE MAIO

"INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL" (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull), aventura, Steven Spielberg, com Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, ay Winstone, John Hurt, Jim Broadbent e Shia LaBeouf..

CLIQUE NO VIDEO PARA VER A APRESENTAÇÃO DO FILME EM PORTUGUÊS

VEJA AQUI O TRAILER DE "HOMEM DE FERRO"

( ESTREIA 1 DE MAIO DE 2008 )

ARTIGOS RELACIONADOS

ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS - Grande Entrevista

TRAILERS DE FILMES

CINEMA: 7ª ARTE FORA DE CASA

VEJA AQUI O TRAILER DE "AS CRÓNICAS DE SPIEDRWICK"


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB