PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 1 março 2008

7ª ARTE

 FORA DE CASA...

Depois da crise provocada pelo esvaziamento progressivo das salas de cinema face à concorrência dos clubes de vídeo, parece estar a consolidar-se a existência de um público que continua a preferir ver filmes no grande ecran, com um som que tudo abrange e sem ter de esperar que o DVD chegue ao clube do bairro… incluindo a tradição das pipocas, para quem gosta.

Foi o que aconteceu, por exemplo, nos primeiros dias do

ASTÉRIX NOS JOGOS OLÍMPICOS

com salas cheias de apreciadores das 33 grandes aventuras do herói gaulês, uns desde o primeiro dia, outros que nem tinham ainda nascido quando Uderzo e Goscinny inventaram, em 1959, a saga da aldeia gaulesa que resistia à ocupação romana.

Depois de oito filmes em banda desenhada, a imagem real trouxe aos ecrans, pela terceira vez, uma nova faceta das aventuras da dupla que reúne a esperteza de um pequeno guerreiro e a força incomensurável de um carregador de menires que não precisa da poção mágica do druida Panoramix, porque caiu no caldeirão quando era bebé e ficou com efeitos permanentes.

Gérard Depardieu adequa-se completamente ao personagem de Obélix e revela melhores dotes de autor do que demonstrara em "1492", num papel que parece mais fácil mas de facto não o é.

O único ponto fraco da obra é o guarda-roupa, um tanto desleixado. Por outro lado, a repentina frustração inicial de um César muito diferente da banda desenhada, que no primeiro filme era exactamente igual, é logo compensada por uma magnifica interpretação de Alain Delon.

No entanto, gostei mais de Christian Clavier como Astérix do que de Clovis Cornillac.

Brilhante é a sequência da corrida de quadrigas, com Schumacher a encarnar um Shumix todo Ferrari, onde até a necessária derrota final foi elegantemente mascarada com a classificação "o melhor de sempre".

O filme utiliza todos os truques, desde as espadas dos guerreiros Jedi até ao futebol de Zidane, incluindo a Vénus de Milo a perder os braços sob os arremessos de peso de Obélix.

Com um orçamento de 78 milhões de euros, é o filme francês mais caro de todos os tempos.

Para os amantes da série Astérix, já traduzida em mais de cem línguas, existem agora duas versões da aventura nos Jogos Olímpicos, uma em banda desenhada, outra em imagem real - cinema para todos os gostos.

Um filme muito agradável, que está a fazer uma carreira de sucesso.

VISTA PELA ÚLTIMA VEZ

Já o mesmo não pode dizer-se da estreia de Ben Affleck como realizador, em "Gone Baby Gone".

Exceptuando duas interpretações de artistas de grande craveira, Morgan Freeman e Ed Harris, tudo no filme é vulgar, incluindo o desempenho do protagonista, irmão do realizador.

Apesar disso, até nem seria mau de todo, se não fosse - e isso é que me chocou - o aproveitamento do drama da Praia da Luz para a sua promoção.

Senti-me humilhantemente enganado!

O anúncio, em 2007, de que " Gone Baby Gone " iria ser adiado devido à semelhança com o caso Madeleine McCann, ainda por resolver, revelou-se uma manobra publicitária destinada a projectar um filme médio para muito mais audiências do que as que teria se não se tivesse reclamado dessa coincidência.

Nem sequer é "praia da luz versão americana", limita-se a ser "policial versão americana".

A única semelhança é centrar-se no rapto de uma menina de 4 anos e no facto de a actriz que a desempenha, além de se chamar Madeleine na vida real, ser muito parecida com a criança inglesa. Tudo o resto não tem nada a ver!

Absolutamente nada!

Apenas um louvor, para o filme: o obtuso título em português: "Vista Pela Última Vez"... que é exactamente o melhor que se pode aconselhar em relação a esta película.

"CALL GIRL" - CINEMA PORTUGUÊS NO SEU MELHOR

Finalmente, qualidade, numa sala que tive de procurar porque não está em tantas como merece.

António-Pedro Vasconcelos demonstra que o cinema português está de boa saúde, moderno, autêntico, bem servido de valores técnicos e humanos.

Soraia Chaves é magnífica e a curta cena da ingénua no carro chega para ilustrar a sua grande versatilidade.

Ivo Canelas e Nicolau Breyner estão perfeitos e Joaquim de Almeida fez-me pensar que ele não deveria andar sozinho em andanças por Hollywood...

António-Pedro ficava lá mais que bem !

"Call Girl" é um filme moderno, que retrata a nosso quotidiano com autenticidade e sem papas na língua.

Vê-se com agrado, como se fizéssemos parte da trama, porque é fácil identificarmo-nos com personagens tão portugueses como cada um de nós.

Quero realçar dois detalhes: a qualidade técnica da banda sonora e a excelência da direcção de actores.

Foi uma lufada refrescante de boa arte portuguesa e até gostei da gracinha do António-Pedro Vasconcelos no avião, na última cena do filme...

Não perca!

VEJA AQUI O TRAILER DE "ASTÉRIX NOS JOGOS OLÍMPICOS"

VEJA AQUI O TRAILER DE "CALL GIRL"

ESTREIAS EM MARÇO DE 2008

6 DE MARÇO

"O PATINHO FEIO E EU" (The Ugly Duckling and Me), animação, de Michael Hegner e Karsten Killerich, com vozes de Renato Godinho, Peter Michael, Cláudia Cadima, Bruno Ferreira, Paulo Pires, Helene Isabel, Rita Pereira e Carla Chambel.

"NA SOMBRA DO CAÇADOR" (The Hunting Party), acção, de Richard Sheperd, com Richard Gere, Terence Howard e Jesse Eisenberg.

"PARA SEMPRE. TALVEZ..." (Definitely Maybe), comédia, de Adam Brooks, com Rachel Weisz, Ryan Reynolds e Isla Fisher.

"DUAS IRMÃS, UM REI" (The Other Boleyn Girl), drama, de Justin Chadwick, com Natalie Portman, Scarlett Joahnsson e Eric Bana.

13 DE MARÇO

"AS CRÓNICAS DE SPIDERWICK" (The Spiderwick Chronicles), aventura, de Mark Waters, com Sarah Bolger, Freddie Highmore, Seth Rogen e Nick Nolte.

"WINX - O SEGREDO DO REINO PERDIDO" (Winx Clube: The Secret of the Lost Kingdom), animação

"HALLOWEEN" (Halloween), terror, de Rob Zombie, com Malcolm McDowell, Tyler Mane e Daeg Faerch.

20 DE MARÇO

"O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA" (Love in Time of Cholera), drama, de Mike Newell, com Javier Bardem e Benjamin Bratt.

"NÓS CONTROLAMOS A NOITE" (We Own the Night), drama, de James Gray, com Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Robert Duvall, Alex Veadov e Dominic Colon

"HANNAH MONTANA AND MILEY CYRUS: BEST OF BOTH WORLDS CONCERT", musical, de Bruce Hendricks, com Miley Cirus, Nick Jonas, Joe Jonas e Kevin Jonas.

27 DE MARÇO

"ENTREVISTA" (Interview), drama, de Steve Buscemi, com Sienna Miller e Steve Buscemi.

"THE STRANGERS", thriller, de Bryan Bertino, com Liv Tyler e Scott Speedman

"MENINO DA MAMÃ" (Mama's Boy), comédia, de Tim Hamilton, com Joe Heder, Diane Keaton, Jeff Daniels, Anna Faris e Sarah Chalke.

ANTEVISÃO

22 DE MAIO

"INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL" (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull), aventura, Steven Spielberg, com Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, ay Winstone, John Hurt, Jim Broadbent e Shia LaBeouf..

CLIQUE NO VIDEO PARA VER A APRESENTAÇÃO DO FILME EM PORTUGUÊS

ARTIGOS RELACIONADOS

TRAILERS DE FILMES

CINEMA: UM MÊS DE FANTASIA

ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS - Grande Entrevista


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB