PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 5 janeiro 2008

por Pedro Laranjeira

O Dr. Manuel Luciano da Silva é um médico português residente nos Estados Unidos que há dezenas de anos, juntamente com a sua mulher Sílvia Jorge da Silva, investiga o papel dos portugueses na expansão global e tem feito descobertas importantes.

É sua a frase:

"Não é verdade que Portugal tenha descoberto dois terços do Mundo.

PORTUGAL DESCOBRIU O MUNDO TODO !"

De tal modo a sua vida e a sua influência se tornaram notáveis, que Manoel de Oliveira imortalizou-o em filme, dedicando-lhe a sua última obra.

Uma das maiores descobertas deste cientista foi uma rocha de 40 toneladas semi-submersa durante séculos, onde achou inscrições de colonos portugueses de há cinco séculos, tendo mais tarde demonstrado a sua influência nos povos e culturas autóctones da América.

Hoje a Pedra de Dighton está preservada, graças aos seus esforços, num Museu nos Estados Unidos, de que existe uma réplica na aldeia portuguesa onde Manuel Luciano da Silva nasceu: Cavião, em Vale de Cambra.

Nesta, pode encontrar-se uma secção inteiramente dedicada à documentação que suporta a portugalidade de Cristóvão Colon, tema do seu livro que tem causado grande agitação na comunidade científica de dois continentes.

A nossa equipa de reportagem, que obteve do Dr. Manuel Luciano da Silva muita da documentação e imagens contidas nestas páginas, visitou a Biblioteca-Museu em Cavião e entrevistou o cientista pelo telefone.

PL - O que é a Pedra de Dighton e que demonstra exactamente?

MLS - Está localizada na Nova Inglaterra, 60 quilómetros a sul de Boston. Pesa 40 toneladas e tem uma superfície lisa de 55 pés quadrados. Na sua face existem inscrições epigráficas que revelam nitidamente a data de 1511, o nome do navegador Miguel Corte Real, os Escudos Portugueses em forma de um "U" e um "V" e ainda quatro Cruzes da Ordem de Cristo com as extremidades em 45 graus.

Estas inscrições portuguesas na Pedra de Dighton têm as mesmas características das inscrições e Padrões que os outros descobridores portugueses deixaram em África e na Ásia.

Os historiadores portugueses têm MEDO da Pedra de Dighton! Porquê? Porque infelizmente NÃO existe em Portugal nenhum EPIGRAFISTA que seja especializado em Epigrafia Portuguesa dos Séculos XV e XVI.

Nenhuma das Universidades Portuguesas oferece Cursos de Epigrafia destes séculos. Têm dos tempos dos Gregos e dos Romanos. É um verdadeiro contra-senso, sendo os Séculos XV e XVI os mais importantes da História de Portugal, durante os quais mais se espalharam por todos os cantos do globo os ícones nacionais portugueses, em pedras, padrões, igrejas e cemitérios. É mesmo de bradar aos céus, uma infelicidade!

PL - Quem é que de Portugal já visitou o Museu da Pedra de Dighton nos Estados Unidos, entre historiadores, políticos, membros do governo ou jornalistas?

MLS - Até agora, governantes de Portugal que visitaram o Museu foi o Dr. Mário Soares, quando veio receber o Doutoramento da Universidade de Brown e o Dr. Jaime Gama, quando era Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Prometeram enviar um arqueologista-historiador para examinar as inscrições, mas ainda estamos à espera desse "D. Sebastião"...

Nunca cá veio, de Portugal, Açores ou Madeira, NENHUM jornalista, quer da rádio, TV ou qualquer revista ou jornal, fazer uma reportagem sobre o significado histórico português da Pedra de Dighton!

Felizmente que o Estado de Massachusetts já gastou na preservação do Parque e no Museu da Pedra de Dighton mais de três milhões de dólares.

PL - Como comenta o filme de Manoel de Oliveira fez sobre si e a sua esposa?

MLS - O próprio Manoel de Oliveira já disse que o filme "Cristóvão Colombo, O Enigma" é a obra prima dele. A minha mulher e eu concordamos, porque este filme é muito pragmático. Leva os espectadores a lugares históricos dos descobrimentos, quer em Portugal quer na América do Norte. Isto é muito importante para alertar os portugueses para o valor de Cristóvão Colon, para daqui em diante se virem a realizar documentários científicos baseados directamente em documentos históricos como as Bulas, etc., e no caso da Pedra de Dighton com fotografias directas das gravações epigráficas.

PL - Como têm sido as reacções ao livro sobre Cristóvão Colon?

MLS - Depois que o nosso livro foi lançado, a 20 de maio de 2006, ainda não houve nenhum historiador que o contestasse. O grande público é que continua a consagrá-lo, aumentando muito o número de leitores…

PL - Em que ponto está o plano de fazer uma investigação através de análises de ADN?...

MLS - As análises do ADN às ossadas nos mausoléus estão, infelizmente, bloqueadas por decisão da Ministra da Cultura. O Professor Francisco Corte Real e a Professora Eugénia da Cunha formaram uma equipa conjuntamente com cientistas da Universidade de Granada para realizar pesquisas do ADN nas ossadas do Primeiro Rei de Portugal, mas a Ministra da Cultura reprovou mais uma vez o pedido do Reitor da Universidade de Coimbra.

PL - Enquanto não existem resultados de testes de ADN e com base em todas as outras provas reunidas durante os seus anos de pesquisa, resta-lhe ainda alguma dúvida quanto à portugalidade de Cristóvão Cólon, ou pode dar-se como provada?

MLS - Não temos a menor dúvida que o Navegador era português. (1) As duas primeira Bulas Papais de 1493, sobre a descoberta da América, escritas totalmente em latim revelam o nome dele em português. Não está escrito em latim "Christopher Columbus", nem italiano "Cristoforo Colombo", nem em Espanhol "Cristóval Colon"; (2) A descoberta do Monograma SFZ como sendo as iniciais do nome de Salvador Fernandes Zarco é duma importância extraordinária; (3) A Benção," Deus te abençoe" em hebraico nas últimas doze cartas que ele escreveu ao filho legítimo Diogo Colon revelam que ele era um descendente judeu sefárdico; (4) Mais de 40 topónimos portugueses que ele usou nas Terras das Caraíbas, tudo isto são dados que nenhuma nação no mundo pode contestar.

PL - Quer deixar algum "recado" para a Ministra da Cultura ou para o Governo de Portugal?...

MLS - O meu recado para a Ministra da Cultura é muito simples: "É tempo de reconsiderar a decisão para permitir as pesquisas por cientistas portugueses do ADN nas ossadas que existem nos mausoléus de Portugal".

Mas se me permite tenho mais um recado para a Ministra da Educação em Portugal e para o Ministro da Ciência em Portugal. "Que se crie um currículo para que as universidades nacionais portuguesas oferecem cursos em Epigrafia dos Séculos XV e XVI". Mas, por favor, não façam como o Reitor da Universidade de Coimbra - minha alma mater em Medicina - quando, há vários anos, lhe enviei uma descrição dum currículo de Epigrafia, o Magnífico nem sequer teve a cortesia de acusar a recepção!

Com respeito ao Governo de Portugal? Mandei convite ao Presidente Cavaco Silva, antes de ele vir à Nova Inglaterra, para visitar o Museu da Pedra de Dighton -- o maior símbolo da emigração portuguesa na América do Norte -- mas Sua Excelência passou a duas milhas de distância e não lhe ligou importância nenhuma.

Também não acusou o meu convite.

Calculo que deve ter sido filtrado por algum dos secretários do Palácio de São Bento...

Paciência!

Quem perde é Portugal! Eu não posso fazer mais!

Endereço da Página sobre a Pedra de Dighton, em português e inglês: www.dightonrock.com

Endereço da Bibioteca-Museu da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva: Apartado 185, Cavião, 3730-901 Vale de Cambra - Telefone 256 425 966   Fax 256 425 967 - Email do Dr. Luciano da Silva: drdasilva@dightonrock.com

ARTIGOS RELACIONADOS

O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA

ALENTEJO, O CENTRO DO MUNDO, por Manuel Luciano da Silva

MANOEL DE OLIVEIRA, o filme "Cristóvão Colombo, o Enigma"

A PERSPECTIVA E A DESCOBERTA DA AMÉRICA"

FRANCISCO ORELHA, Câmara Municipal de Cuba

CARLOS CALADO, Núcleo de Amigos da Cuba

PEDRO LARANJEIRA, MUTATIS MUTANDIS

OBRAS PUBLICADAS S0BRE O TEMA

COONFERÊNCIA EM CUBA, Alentejo, a 24 de maio de 2008

HOMENAGEM A MANOEL DE OLIVEIRA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM CUBA

NOVO LIVRO SOBRE CRISTÓVÃO COLON

ASSOCIAÇÃO CRISTÓVÃO COLON

COLOMBO PORTUGUÊS - Mais uma peça no puzzle

OUTRA IMPRENSA

GLOBAL, 7 de janeiro de 2008

RTP e RTPN, 6 de janeiro de 2008

RTP 2 - Sociedade Civil, debate em 22 de janeiro de 2008

OUTROS LINKS

Núcleo de Amigos da Cuba

Câmara Municipal de Cuba

Associação Dr. Manuel Luciano da Silva

Colombo revelado, Manuel da Silva Rosa

Notícia de televisão da RTP em 6.1.2008, no Youtube

veja aqui a notícia de televisão na RTPN em 6.1.2008

veja aqui a notícia de televisão na RTP 1 em 6.1.2008


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB