A estátua é um trabalho do escultor português Alberto Trindade e foi oferecida pelo Presidente da Associação Alentejo-TerraMãe, José Flamíno Roza, para honrar o português que ali nasceu com o nome de Salvador Fernandes Zarco.
Agora, a autarquia assina de novo uma iniciativa ligada a Colon, desta feita apresentando em ante-estreia nacional o último filme de Manoel de Oliveira, dedicado a este tema.
Pedimos a Francisco Orelha o seu testemunho, que transmitiu com entusiasmo:
"O que me levou a defender a tese de que Cristóvão Colon era português e natural de Cuba foi ter lido o trabalho do Professor Mascarenhas Barreto, que me fez entender que devia fazer alguma coisa e não ficar acomodado.
Mais tarde conheci o Dr. Luciano da Silva, que me foi apresentado pelo Engenheiro Carlos Alberto Calado, um conterrâneo e Presidente do Núcleo dos Amigos da Cuba e pensámos em organizar exposições e colóquios, que foi como tudo começou".
Francisco Orelha contou então a história da inauguração da estátua, explicando que teve grande impacto mediático, principalmente por parte da comunicação social espanhola, que fez aqui deslocar os seus principais jornais e televisões - "Houve, realmente, da parte deles um grande empenho".
"Cada vez se torna mais evidente que o navegador não é genovês nem espanhol, mas sim português.
A afirmação é feita por vários historiadores, como o professor Mascarenhas Barreto e o Dr. Luciano da Silva, também o Manuel Rosa, o Eric Steele e a Julieta Marques, o próprio romance do José Rodrigues dos Santos, o "Codex 632" e, neste caso concreto, o filme do mestre Manoel de Oliveira. Portanto, temos matéria mais que suficiente para acreditar que o navegar é de facto português.
Além de tudo isto, existe o caso, por exemplo, de mais de quarenta topónimos originários de Portugal e que o descobridor deu a locais onde chegou nas suas viagens, como Belém, S. Vicente, que é a freguesia de Cuba, outra que é Faro do Alentejo, Santa Maria é uma freguesia de Beja, muitos nomes como Mourão, Guadiana - são mais de quarenta topónimos todos com nomes da nossa região.