PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 1 setembro 2007

HOMO EXTINTUS

Num mês em que dediquei especial atenção ao Naturismo, não consigo deixar de pensar quão difícil é cada vez mais é o convívio com a natureza, por quanto a natureza... está cada vez menos natural...

Milénios de evolução não degradaram o ecossistema como o último século o fez!

Temos uma ciência inteiramente baseada no uso e depredação dos recursos naturais, de que não seremos capazes de nos afastar, porque não prescindiremos dos confortos da modernidade.

Começaram a acender-se as consciências na percepção das teses ambientalistas, que ainda há uma década eram tratadas como folclore... mas será que foi a tempo? Será que estão sequer acesas qb para perceber o que foi estragado para além de qualquer hipótese de reparação... ou evitar o resto?

A sociedade humana é formatada por carteis do poder, que visam enriquecimento e lucro selvagem, mesmo numa era em que percebemos já que os problemas não são para gerações de um futuro longínquo, são para os nossos netos, para os nossos filhos... para nós!

O planeta tem febre, já grita as suas dores: sofremos cataclismos com uma intensidade e frequência de que não há memória ou registo desde há milénios, sismos, tsunamis, tempestades... porque será?...

Fala-se de aquecimento global, vão-se tomando medidas - ridículas à luz de qualquer estudo honesto, mas a verdade é que perante a ameaça de derretimento das calotes polares... ao invés do que fosse necessário para evitá-lo, começou a corrida ao Árctico, para exploração petrolífera e uso das novas via marítimas que o degelo vai criar!

Até que ponto chegará a hipocrisia, o egoísmo, a inconsciência?

Mas não há qualquer problema!

E porquê?... por uma razão muito simples: porque este meu discurso é HUMANO, é apenas de um membro da espécie em perigo de extinção.

O planeta, esse, não emitirá mais que um breve soluço: por maior cataclismo que o atinja, vindo de fora ou provocado por dentro, a Natureza muda, adapta-se e sobrevive...

Nós é que não!

Pedro Laranjeira

Director Editorial

Revista Perspectiva


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB