Música para bebés é um projecto nascido em Leiria e já com digressões internacionais a credibilizar a sua crescente visibilidade. Provocou reacções de grande interesse na Imprensa de vários países europeus e há dez anos que se desenvolve, abrangendo diferentes áreas das artes, mas sempre com o mesmo público-alvo: recém-nascidos, num leque que vai do ventre materno como "primeiro auditório" até aos cinco anos de idade, envolvendo também aqueles que mais de perto lidam com as crianças: família e educadores.
Fala-se de coisas como o "Efeito Mozart", tese segundo a qual a audição de música clássica por bebés potencia as suas capacidades intelectuais.
O "pai" deste projecto é o maestro Paulo Lameiro, um etnomusicólogo que dinamizou a ideia e a estruturou já como prática pedagógica com um programa bem definido, tanto na área da intervenção como na formação de novos especialistas para continuar e desenvolver a iniciativa.
O projecto está sediado na Escola de Artes SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), em Leiria, e desenvolveu recentemente um novo programa chamado "Melómanos de Fraldas", um festival internacional de artes para grávidas e crianças até aos 5 anos, onde o objectivo é oferecer um conjunto diversificado de espectáculos para pais e bebés, na área da Música, Teatro e Dança, bem como das novas linguagens criativas.
Mais informações sobre o projecto podem ser pedidas a Paulo Lameiro, para info@concertosparabebes.com.
|