PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA

ÁGUA

UM MEDICAMENTO NATURAL

A água é o mais vital dos elementos necessários à manutenção da saúde.

Essencial para um bom funcionamento do metabolismo, a sua insuficiência conduz a estados de desidratação e stress que podem chegar a ser graves. De notar que se morre de sede após quatro dias, enquanto chega a aguentar-se duas semanas sem alimento sólido.

Os primeiros sintomas causados por desidratação são a falta de energia, propensão a inflamações, sensação de fome, mau hálito, ansiedade e stress. A insuficiência prolongada contribui para a instalação fácil de alergias, desordens cardiovasculares e problemas renais. Torna-me mais fácil contrair neoplasias e engorda-se mais rapidamente.

Nenhum programa de emagrecimento é eficiente sem o consumo diário de grandes quantidades de água. Uma boa hidratação estimula o metabolismo a queimar até mais 3% de calorias, o que facilita os regimes de emagrecimento.

Estudos científicos demonstram que 8 a 10 copos de água por dia contribuem para aliviar significativamente as dores nas costas e nas articulações a cerca de 80% das pessoas que sofrem desse mal.

Um copo de água chega para anular a sensação de fome durante a noite à maioria das pessoas em regime de emagrecimento.

Uma das principais causas de fadiga durante o dia é a falta de consumo de água.

A mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, descoordenação mental, dificuldade de concentração, desconforto na leitura de um ecrã de computador ou de uma página impressa.

Segundo estudos divulgados, beber 5 copos de água por dia diminui alegadamente o risco de cancro do cólon em cerca de 45%, cancro da mama em 79% e cancro da bexiga em 50%.

A água é, por excelência, o mais importante veículo de drenagem e desintoxicação do corpo.

As quantidades necessárias para cada pessoa são muito variáveis, mas no mínimo deve beber-se um litro e meio por dia, podendo chegar aos três ou até mais, durante regimes de emagrecimento ou certos tipos de tratamento.

Um indicador precioso para determinar se o seu consumo de água é suficiente está na cor da urina: amarelada, turva ou com cheiro intenso significa que não bebe tanta água quanto devia, incolor e límpida, que os seus níveis de hidratação estão correctos.

                 ...e você...?

                 Bebe água suficiente todos os dias ?...


PUBLICADO


© PEDRO LARANJEIRA

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB