PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 5 março 2007

SANTANA LOPES
DE REGRESSO

...Santana recordou passagens do seu percurso à frente do país e à frente de Lisboa, riu-se de andar pelos jornais e pelas revistas com setas a apontar para baixo e aproveitou para despachar umas flechadas a Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio...

O antigo Primeiro Ministro e actual Deputado PSD saiu do limbo de relativa discrição em que se tem mantido e assumiu, pouco antes da primavera, o seu próprio desabrochar anunciado de regresso à cena pública e política.

Foi numa palestra no Clube dos Pensadores, em Gaia, assistida por tanta gente que teve de organizar-se, ao lado, uma sala com vídeo-conferência.

Sobre o regresso, Santana Lopes avisou para ninguém se admirar de que, a partir de agora, ele iria passar "a andar por aí" - promessa cumprida desde então, como se tem visto.

A comunicação social compareceu em peso. Na sala, estiveram personalidades conhecidas, como o antigo Secretário de Estado da Administração Judicial, António Ribeiro, o ex-Presidente de Matosinhos Narciso Miranda e um Ministro de Santana Lopes, Rui Gomes e Silva. A Câmara de Gaia enviou o Vereador Mário Fontemanha.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, defendeu o princípio de Robin dos Bosques (que não mencionou), para explicar, a propósito da afirmação de que "falta honestidade aos políticos", que "solidariedade é tirar a quem mais tem".

Pedro Santana Lopes dissertou sobre a memória, que foi tema central da palestra. Incentivou mesmo as pessoas a tomar notas de tudo, para não esquecer. Recordou passagens do seu percurso à frente do país e à frente de Lisboa, riu-se da andar pelos jornais e pelas revistas com setas a apontar para baixo e aproveitou para despachar umas flechadas a Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio.

Já ele tinha opinado que Cavaco Silva "em princípio fará um segundo mandato" quando Carlos Pereira, um médico que integrou a mesa dessa noite, o desafiou a candidatar-se a Presidente da República, afirmando que votaria nele.

Como político experiente, Santana Lopes não disse nem que sim nem que não nem que nim... mas a verdade é que não disse que não...


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB