GABINETE
DE IMPRENSA


press@bvam.pt

CONFRATERNIZAÇÃO

25 ANOS AO SERVIÇO DO PÚBLICO

CRIANÇAS DE DUAS FREGUESIAS EM ALMOÇO, LANCHE E AVENTURAS

    No ano em que comemoram as suas Bodas de Prata, os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura têm uma Agenda rica de iniciativas em vários campos, que vão da formação ao convívio e de novos planos à acção, incluindo o lançamento, ainda este ano, da primeira pedra do novo quartel, e claro, a presença permanente de profissionais ao serviço das populações, 24 horas por dia.

A convite da corporação, esteve reunida mais de uma centena de crianças da Marateca e Poceirão, para um convívio em que puderam ver, por fora e por dentro, toda a frota de Ambulâncias e carros dos Bombeiros, experimentar novas aventuras como rappel, escalada ou slide e brincar no vasto jardim onde vai nascer o novo Quartel.

O dia estava bonito e permitiu um ambiente descontraído e agradável, com farto lanche ao ar livre.

José Cardoso, o Presidente da Associação e o Comandante em exercício, Rui Laranjeira, fizeram as honras da casa e receberam a visita da Presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, que se fez acompanhar por Paulo Pacheco, por quem passa a coordenação do Serviço Municipal de Protecção Civil.

Também Alcino Monteiro Marques, da Protecção Civil de Setúbal, passou o dia em Água de Moura, bem como uma figura muito querida das gentes gentes locais: Octávio Machado, Presidente dos Bombeiros de Palmela.

Trocaram-se recordações e discursos informais, onde ficou reiterado o apoio da Câmara ao trabalho nobre e dinâmico dos soldados da paz de Água de Moura. Octávio Machado falou de amizades e companheirismo, que são nota dominante entre as corporações do Concelho, e José Cardoso fez o ponto da situação, com ênfase para a grande capacidade de resposta que os Bombeiros têm tido ao longo da época e um balanço muito positivo de passado, presente e futuro.

Também ali esteve um grupo de crianças ligado à Caritas, uma vez que tinham um almoço combinado para um local na Arrábida que ficou inviabilizado devido a um incêndio e aceitou o convite para passar o dia conosco.

Tudo isto aconteceu no terreno que será a sede futura dos Bombeiros de Águas de Moura, onde está já construida aquela que é por muitos considerada a melhor Casa-Escola do país. Foi no lado sul dessa construção que o sabor da aventura fascinou todas as crianças que quiseram experimentar os quatro níveis de dificuldade da Parede de Escalada ali existente. Mesmo ao lado, fez-se rappel, tudo sob protecção e supervisão dos Bombeiros.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura completou no dia 22 de julho vinte e cinco anos ao serviço do público e vai comemorar oficialmente as suas Bodas de Prata no início de outubro, num dia marcado por cerimónias de grande significado para a corporação, que incluem a tomada de posse de um novo Comando, promoção de novos bombeiros, baptismo de novos veículos e equipamentos, mas acima de tudo, a concretização de um sonho conseguido por muito esforço e trabalho, que é o lançamento oficial da primeira pedra do novo Quartel.

O tempo previsto para a totalidade das obras é de um ano e meio, o que a curto prazo vai dotar uma corporação que nunca falhou a qualquer espectativa, de melhores condições ainda para prestar o valioso serviço público que constitui a razão de ser dos Bombeiros.

Águas de Moura, 31 de julho de 2005

Bombeiros Voluntários de Águas de Moura


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB